Chegando ao ninho

A amamentação é desafiadora, ainda!

Recentemente vi no Instagram uma postagem da apresentadora Rafa Brites falando sobre as dificuldades da amamentação. O relato, que incluía um episódio em que ela diz quase ter desmaiado de dor, me deixou impressionada. Eu já tinha ouvido falar das dificuldades da amamentação. Minha mãe havia me contado sobre as rachaduras que teve nos mamilos quando amamentou meu irmão, 43 anos atrás. Mas eu tinha a ideia de que esse era um problema já superado nos tempos modernos.

Muito se divulga sobre os benefícios do aleitamento materno, porém não vejo tanto material a respeito do conhecimento e preparação que é preciso ter antes de o bebê nascer. Pesquisando sobre o assunto, descobri que talvez a maioria das mulheres tenham tido dificuldade em amamentar, especialmente no começo.

Alguns dos principais problemas relatados são o ingurgitamento (seios cheios demais ou empedrados), os traumas mamilares e a mastite (inflamação ou infecção nas glândulas mamárias, incluindo um quadro febril), a insegurança, medo de que o leite seja ‘fraco’ ou insuficiente para a nutrição do bebê, o cansaço e o estresse.

Para tentar sintetizar a questão, fiz uma pesquisa ampla na internet e selecionei alguns links que acho que podem ser boas fontes de informação. Pesquisei também sobre cursos presenciais e online (os cursos não são uma indicação, já que eu não os conheço na prática. Estou apenas colocando os links para reunir informação).

Para as que já passaram por essas etapas, deixo o convite para contribuírem com o post relatando a experiência de vocês, contando como foi o processo de adaptação, como se prepararam, quais conselhos dariam, como superaram as dificuldades, se tiveram outras dificuldades além das que foram faladas e etc. Além disso, caso conheçam algum dos cursos citados, escrevam falando o que acharam.

Depoimentos e Dicas:

Dicas:

Apoio à Amamentação – Cursos e Consultorias:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s