Sobre

Na oração do terço, às segundas e sábados contemplamos com alegria os primeiros passos da vinda do menino Jesus à terra. Logo após assistir à Virgem Maria dando o seu ‘sim’, aceitando ser mãe do filho de Deus, somos surpreendidos pela generosidade dessa jovem que viria a se tornar a Nossa Mãe: o evangelho nos conta que ela sai rapidamente para visitar sua prima Isabel, também  grávida e, por ser mais idosa, possivelmente em apuros.

Nossas avós e talvez nossas mães tiveram uma sorte similar à de Isabel, de contar com o apoio de familiares próximos quando chegou a vez delas de gerar uma nova vida. Os laços de apoio familiar e a noção de “família estendida” (pai, mãe, filho, filha, avó, tia, peixe, cachorro e papagaio) deixaram, no entanto, de ser a regra. Casarões antigos que abrigavam mais de um núcleo familiar – por vezes com algum puxadinho no terreno de trás – deram lugar a grandes prédios com pequenos apartamentos e o fogão, antigamente grande e sempre quente, agora não raro é substituído pelo microondas. No fim, nos damos conta de que se ainda compartilhamos a mesa, às vezes esquecemos de compartilhar a vida.

Encantadas pelo espírito de serviço e entrega de Nossa Senhora e dispostas a retomar o sentido de pertencimento e comunidade, o projeto “Primas de Marias” se dedica a estimular o fortalecimento de uma rede de apoio mútuo entre famílias. A inspiração partiu do livro ‘O Amor que Dá Vida’, da norte-americana Kimberly Hahn e começou a se concretizar com a criação de um grupo de Whatsapp, onde novatas e veteranas podiam trocar experiências, dicas e apoio.

O blog foi criado como suporte para o nosso programa de voluntariado, cujo objetivo é facilitar uma das obras de misericórdia mais necessárias nos dias de hoje: ajudar o próximo a descansar. Quem gosta de crianças e tem disponibilidade pode se cadastrar para doar um pouquinho do seu tempo para ajudar outras famílias.

Além disso, nos posts você confere dicas e testemunhos sobre várias etapas e aspectos da vida familiar: do namoro ao ninho vazio. Em “Indicações” você descobre serviços e profissionais  recomendados por outras famílias e pode deixar sua sugestão. Qualquer comentário, testemunho, dica e colaboração, podem ser enviados para o primasdemaria@gmail.com. Esperamos que você encontre aqui ideias e inspiração para tornar a vida mais luminosa e alegre e agradecemos desde já a tua visita!